sábado, 26 de julho de 2008

e se apaixonou*


"Foi andando na praia que eu me apaixonei por ela. Saiu esbravejando de dentro de uma casa e no minuto depois estava se derretendo por um desses bebezinhos pelados que ficam pulando quando vêem uma onda.
Eu pensei: “Quem em sã consciência arma a maior encrenca com a família e minutos depois é capaz de uma doçura que chega a ser até meio boba? Ela deveria ser especial, dessas mulheres difíceis de amar e impossíveis de não amar".
Desfarcei para andar ao seu lado e vi que no mesmo iPod ela tinha Eagles e Forró. E tinha também Caetano e Alanis, Pearl e Elis. Eu tive certeza naquele momento que nenhum dia ao lado dela deveria ser chato. Ainda que ela sofresse um pouco com seus pêndulos de humor.
E o mais contraditório é que me parecia uma mulher tão comum e ao mesmo tempo tão mais mulher que aquelas outras mulheres com seus banais desejos praianos e acompanhadas de seus banais amigos com desejos praianos.
E eu só conseguia ter o ímpeto de gostar cada vez mais dessa mulher.
Gostar do seu biquíni do verão passado porque o da moda estava molhado.
Gostar que ela falou para a família, antes de sair para caminhar na praia, que estava cansada de buscar gente bacana e de verdade. E todo mundo riu dela.
Eu podia sentir algo triste em seus pensamentos, ela estava arrependida, afinal, eram férias e não deveria ter brigado novamente com o mundo. Por que não deixar o mundo ser como era e fim de papo? E aceitar que ela era mesmo meio esquisita e que, fora raros momentos em que os outros ficavam mais loucos ou ela mais normal, ela se sentiria sozinha mesmo. E pronto.
Aí o sol foi baixando, baixando, baixando. E sua guarda seguiu com a vida. E ela foi aceitando todas as pessoas. O sorveteiro mala que buzinava, a babá de cara amarrada, a garota malhada demais.
E foi gostando de cada um de seus amigos, por mais que eles, muitas vezes, falassem alto demais, fossem pães-duros demais, gostassem de vê-la se dando mal, fossem egoístas demais, dormissem demais. Eles não eram perfeitos, mas quem disse que ela era?
E ela foi gostando de tudo, até de mim, que não sou muito fácil de gostar.
Quando olhou seu rosto refletido no mar, me deu até um sorriso."

Nenhum comentário: